sábado, 23 de junho de 2007

GREVE HISTÓRICA DOS MOTORISTAS E COBRADORES EM BLUMENAU

O dia 23/05 foi marcante na cidade de Blumenau. Cobradores e motoristas paralisaram as atividades nos terminais urbanos do município a partir das 11h do dia 23 e até o momento 28/05 assim permanecem. A adesão nos primeiros dias foi 99% , deixando cerca de 120 mil usuários sem transporte, indice que no momento caiu um pouco devido às ameaças por parte dos patrões aos grevsitas caso não retornem imediatamente ao trabalho, mas mesmo assim, permanecem de braços cruzados cerca de 80% da categoria, aguardando que o sindicato patronal abra o diálogo para negociar, mas até o momento, este tem se mostrado inflexível, optando pelas ameças para por fim ao movimento.
Cobradores e motoristas não estão em greve para reivindicar aumento de salário, querem apenas a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, além de cinco folgas mensais. A maioria dos motoristas e cobradores acaba trabalhando até 14 h diárias e várias semanas sem folgas.Há muito tempo esta tem sido uma reivindicação da categoria.
Recentemente a patronal assumiu o compromisso de avaliar os pedidos, sendo dado um prazo de 60 dias para as empresas cumprirem o que reivindicavam ou darem uma resposta. Mas elas, as empresas, não ofereceram sequer uma contraproposta - argumenta o presidente do Sindicato dos Empregados das Empresas Permissionárias do Transporte Coletivo Urbano de Blumenau.
Vale ressaltar que depois de muitos anos sem o sindicato desta categoria se confrontar com os patrões, recentemente, após a posse de uma nova direção, as coisas começaram a mudar pois, a nova diretoria respaldada pelos seus trabalhadores passou a fazer o confronto em defesa dos interesses de motoristas e cobradores.
A repressão da burguesia tem sido forte, usando todos os aparatos coercitivos que sempre estão a sua disposição nestes momentos, polícia, justiça, etc, para reprimir aos que lutam por seus direitos. A justiça ja declarou a greve ilegal e condenou o sindicato a pagar multa diaria de R$ 100.000,00 (cem mil reais), caso no cumprisse a sentença, mas não adiantou, permanecem firmes em greve.

Funcionários se reuniam na figueira, e nas garagens.






Foi preciso escolta policiar, para levar os Ônibus paras garagens.


Sem ônibus população apela ao vermelhinho.



Seis ônibus foram atacados, um dos veículos... ...teve o pneu furado e os outros foram apedrejados.


Com os ônibus parados população ficou sem locomoção!


Nenhum comentário: