sábado, 7 de abril de 2007

Ônibus de Blumenau


TRANSPORTE COLETIVO DE BLUMENAU "Á HISTÓRIA"


DÉCADA DE 1980

BLUMENAU CONTA COM O TRANSPORTE COLETIVO DESDE 1914. DE LÁ PARA CÁ; MUITAS DIFILCULDADES FORAM ENFRENTADAS PARA QUE A CIDADE SE TORNASSE MODELO, RECEBENDO VISITAS DE OUTRIOS ESTADOS, MUNÍCIPIOS, E ATÉ PAÍSES. O SERVIÇO DE FISCALIZAÇÃO DOS TRANSPORTES ERA VINCULADO A SECRETARIA DO PLANEJAMENTO, PASSOU PARA O SETERB ASSIM QUE A AUTARQUIA SE INSTALOU NA RODOVIÁRIA.
OS PRIMEIROS ESTUDOS PARA IMPLANTAR UM SISTEMA DE TRANSPORTE COMEÇARAM EM 1989, COM BASE NO MODELO DE CURITIBA, COM OBJETIVO DE REDUZIR O NUMERO DE ONIBUS NO CENTRO NOS HORARIOS DE PICO E PROPORCIONANDO O PAGAMENTO DE UMA ÚNICA PASSAGEM.

DÉCADA DE 1990!

COM A ARRECADAÇÃO DA TAXA DE GERENCIAMETO DE 5% SOBRE O TRANSPORTE COLETIVO,APROVADA PELA UMA LEI COMPLEMENTAR NUMERO 27, DE DEZEMBRO DE 1991 E SOMADA A OUTROS RECDURSOS DA PREFEITURA, DEU-SE INICIO Á CONSTRUÇÃO DOS 4 PRIMEIROS TERMINAIS URBANOS. INICIALMENTE PRETENDIA-SE CONSTRUIR UM NA ITOUPAVA SECA PROXIMO A ANTIGA GAITAS HERING, DEPOIS FOI TRANSFERIDO PARA O SALTO DO NORTE. JÁ O TERMINAL DA VELHA ERA PARA SER PROXIMO AS CONFLUENCIAS DAS RUAS GENERAL OSORIO E JOÃO PESSOA.
EM 1991 COMEÇARAM AS OBRAS DOS TERMINAIS FONTE E GARCIA, QUE FICARAM PRONTO EM 1992 E 1993, RESPECTIVAMENTE. NO TERMINAL GARCIA FOI PRECISO FAZER UMA GALERIA NO RIBEIRÃO DA GLÓRIA, QUE PASSA POR BAIXO DEO TERMINAL. EM 1993 PASSOU-SE A DAR MAIS ATENÇÃO AO TERMINAL DO ATERRO, COM A TERRAPLANAGEM E PREPARAÇÃO DO TERRENO ONDE HAVIA UM DEPÓSITO DE LIXO. ESTE POR SUA VEZ 1995, ASSIM OCORREU NO DIA 30 DE abril de 1995 A INAUGURAÇÃO OFICIAL DOS TERMINAIS ATERRO, GARCIA E FONTE QUE ENTRARAM EM OPERAÇÃO NO DIA 2 DE MAIO, GERANDO MUITO TUMULTO, POIS A POPULAÇÃO NÃO ESTAVA PREPARADA PARA A MUDANÇA E NÃO HAVIA EQUIPE PREPARADA O SUFICIENTE PARA ORIENTAR O PESSOAL. A INTEGRAÇÃO DO SISTEMA ERA DE CERCA DE 35% E MUITOS USUARIOS AINDA PAGAVAM MAIS DE UMA PASSAGEM. NESTA ÉPOCA QUEM DEFINIA OS HORÁROIOS ERAM AS EMPRESAS OPERADORAS NOSSA SENHORA DA GLÓRIA, VIAÇÃO VERDE VALE, E COLETIVO RODOVEL.
DEPOIS DO INICIO DO SUISTEMA INTEGRADO, AINDA EM 1995 COMEÇARAM AS OBRAS DO TERMINAL DA VELHA, QUE FOI INAUGURADO EM 31 DE AGOSTO DE 1996 E TEVE AS OPERAÇOES INICIADAS TRES DIAS DEPOIS. NESTE PERIODO FORAM CRIADOS OS TRONCAIS 30 E 31, LIGANDO OS TERMINAL VELHA E FONTE. E A INTEGRAÇÃO CHEGOU A 70% E AS LINHAS FORAM DIVIDIDAS.
EM 1997 FOI INAUGURADO E ESTRUTURADO AQ PROGRAMAÇÃO OPERACIONAL E 0 GERENCIAMENTO DOS HORÁRIOS E ITINERARIOS DAS LINHAS PASSOU A SER FEITO INTGRALMENTE PELO SETERB. EM SETEMBRO DO MESMO ANO OCORREU A RENOVAÇÃO DOS VEICULOS, SAINDO FORA AQUELES COM CARROCERIA SOBRE CHASSI DE CAMINHÃO. A IDADE MÉDIA DA FROTA CAI PARA 2,7 ANOS DE IDADE. AINDA EM 1997 O TERMINAL FORTALEZA COMECOU A SAIR DO PAPEL, SENDO INAUGURADO EM MARÇO DE 1999. CHEGOU A 90% A INTEGRAÇÃO.

DÉCADA DE 2000!

COM A LIBERAÇÃO DE ESPAÇO NO TERMINAL DA FONTE PARA INTEGRAR MAIS LINHAS, O ÍNDICE SUBIU PARA 95%. EM DEZEMBRO DE 2000, COM A CONSTRUÇÃO DE UMA PLATAFORMA PROVISÓRIA NO TERMINAL FONTE A INTEGRAÇAO CHEGOU A 100% PRATICAMENTE. ESTA PLATAFORMA FOI DESMONTADA EM JULHO DE 2003, QUANDO FOI ENTREGUE A COMUNIDADE O TERMINAL PROEB, QUE PROPORCIONOU A REDUÇÃO DE ONIBUS CIRCULANDO PELA CIDADE (DE 2,200 VIAGENS DIÁRIAS PASSOU-SE A 1,800) E A INTEGRAÇÃO ENTRE AS REGIOES OESTE-LESTE. EM 2004.

IMPLEMENTAÇÕES!

DE 1997 ATÉ HOJE HOUVE A IMPLANTAÇÃO DE 34 NOVAS LINHAS DE ONIBUS, 784 PROLONGAMENTOS 2,6 MIL NOVOS HORÁRIOS E 298 MIL KM PERCORRIDOS TODO O MÊS. MUDANÇAS QUE FORAM DISCUTIDAS COM A COMUNIDADE, BENEFICIANDO UM TOTAL DE MAIS DE NIVE MIL BLUMENAUENSES. NO TOTAL HÁ 97 LINHAS E 268 VEÍCULOS DISPONIVEIS PARA OPERAR NO SISTEMA.

A frota de Ônibus de Blumenau!

OS Ônibus de BLUMENAU SÃO DIFERENCIADOS POR CORES E CADA LINHA É IDENTIFICADA COM NOME E NÚMERO:

AMARELO TRâNSITO- ôNIBUS DE LINHA TRONCAL, QUE FAZ A LIGAÇÃO ENTRE TERMINAIS PASSANDO PELA A AREA CENTRAL.
AZUL TIRRENO- ONIBUS DE LINHA ALIMENTADORA, QUE FAZ LIGAÇÃO ENTRE O BAIRRO-TERMINAL E VICE VERSA.
VERDE CAPRI- ONIBUS DE LINHA ALIMENTADORA, QUE CIRCULA ENTRE TERMINAIS SEM PASSAR PELO CENTRO.
BRANCO CALIFÓRNIA- ONIBUS DA LINHA RADIAL, QUE CIRCULA ENTRE O BAIRRO E TERMINAL.


SERVIÇOS DIFERENCIADOS!

LINHA DO CIDADÃO, LINHA ALPINA, LINHA MADRUGUEIRA, LINHA DO TRABALHADOR, PARA TODOS, E TODOS OS DOMINGOS TARIFA POR 1R
$.

Um comentário:

Vera disse...

EXCELENTE TRABALHO DO NOSSO FOTÓGRAFO ELTON GOMES!
O TRANSPORTE COLETIVO FAZ PARTE DA HISTÓRIA DE BLUMENAU!
UM POVO SEM MEMÓRIA É UM POVO SEM CULTURA!
PARABÉNS ELTON!